Assinala-se hoje o dia Mundial da Língua Portuguesa. A língua que nos une no tempo e no espaço

05 de maio de 2021

A+ A-

Assinala-se hoje, o dia Mundial da Língua Portuguesa. Instituído pela UNESCO em 25 de novembro de 2019 a proclamação foi subscrita por 193 estados membros da organização. A iniciativa partiu de uma proposta apresentada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A UNESCO em parceria com o Instituto Camões e a CPLP assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa com um filme evocativo da língua que nos une no tempo e no espaço enquanto veículo de partilha de cultura e conhecimento nos nove países e centenas de comunidades que em todo o mundo falam o português. O dia da língua de Camões foi instituído em 25 de Novembro de 2019 pela UNESCO numa proclamação subscrita por 193 estados membros desta organização. A iniciativa partiu de uma proposta apresentada pela Comunidade dos Estados de Língua Portuguesa designadamente, Angola, Cabo Verde, Guiné - Bissau, Brasil, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor leste. A língua portuguesa é falada por mais de 265 milhões de pessoas em todos os continentes, principalmente no hemisfério sul. 

Foi o idioma da primeira globalização da era moderna, estando na origem de um grande encontro cultural e civilizacional, com marca direta e indirecta e influencias de muitas outras línguas do mundo. É património comum dos países que a tem como língua oficial e é uma declaração de diversidade em si própria. As comemorações decorrem em todos os países de língua portuguesa com actividades nos campos da educação ciência e cultura.