Sete estabelecimentos foram encerrados e uma festa privada com muita aglomeração cancelada na noite de sábado

10 de maio de 2021

A+ A-

Sete estabelecimentos foram encerrados e uma festa privada com muita aglomeração cancelada,  bebidas alcoolicas e estupefacientes apreendidos, além de dois detidos para efeito de identificação. São resultados de uma fiscalização levada a cabo por uma equipa multi-sectorial, sob a coordenação do Serviço Nacional de Proteção Civil, no âmbito do combate à Covid 19. 

Noite de sábado, dia em que Cabo Verde registou 274 novos casos da Covid 19, sendo 112 apenas na da Praia. Dados alarmantes que tem colocado quase todas as ilhas em Situação de Calamidade.

Uma força constituida por 43 elementos, sendo 8 efetivos da Policia Nacional, 28 das Forças Armadas, 5 do Servico Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, 2 guardas municipais  e 1 inspectora do IGAE concentram-se à frente da Esquadra da Fazenda para mais uma missão de fiscalização na cidade, epicentro da pandemia. 

O Plano de atuação já estava traçado, mas apenas um pequeno  briefing  entre os responsáveis de cada equipa para acertar os ultimos detalhes.  Saíram de olhos postos nos incumpridores situação de calamidade. Conforme a resolução do Conselho, o funcionamentos dos estabelecimentos comerciais, bares, esplanadas devem operar  num quadro de conformidade sanitária e até às 21 horas e restaurantes até às 23. Eugénio Lima foi a primeira zona fiscalizada.

Em Eugénio Lima, a equipa coordenda pela Proteção Civil recebeu denuncia de uma festa privada realizada Paiol, com presença inclusive de crianças, consumo de alcool e tabaco.  

Em Palmarejo, quase meia-noite, um flagrante considerado grave, numa altura em que estão proibidas festas, sejam privadas, públicas ou em em espacos públicos. 

Tira-Chapeu e Safende muita aglomeração, venda de produtos na via pública e muitas pessoas sem máscaras.

De entre as apreensões feitas pela IGAE constam 16,5 litros de bebidas alcoolicas por falta de requesito de seguranca e qualidade.

Apenas na noite de sábado foram encerrados sete estabelecimentos e uma festa privada com muita aglomeraão foi cancelada. Durante a operação  foi apreendida ainda alguns embrulhos de cannabis e dois indivíduos foram detidos para efeito de identificação. 

A fiscalização decorreu até uma hora de madrugada e vai continuar nos próximos dias.



Artigos Relacionados