"Obras na capital do país vão arrancar em breve" - Presidente da Câmara Municipal da Praia

12 de maio de 2021

Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Praia
A+ A-

Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Praia, deu esta garantia aos jornalistas na sequência do debate antes da ordem do dia da sessão plenária municipal, em que as obras paradas na capital foi o principal assunto discutido.

É também um dos assuntos mais comentados pelos munícipes da Praia. As obras na capital estão paradas desde que foram conhecidos os resultados eleitorais que deram vitória ao PAICV. No dizer do líder da bancada do MPD, Manuel Alves, as obras estão paradas por inoperância da atual gestão camarária.

O líder da bancada do PAICV contrapõe dizendo que as obras estão paradas porque não há dinheiro para pagar aos empreiteiros. Segundo Aquiles Barbosa a maioria das obras estão afetas ao programa PRRA e o governo não transferiu até agora a verba para as financiar.

Sobre esta dívida há também controvérsia. O líder da bancada do MPD afirma que a dívida foi contraída pela atual gestão camarária.

Já o líder da bancada do PAICV diz que se trata de uma dívida de médio longo prazo. Aquiles Barbosa garante que até o momento a atual câmara não contrai ainda nenhuma dívida.

O Presidente da Câmara Municipal da Praia também garante a sua gestão ainda não contraiu nenhuma dívida junto da banca.

Francisco Carvalho diz que a Câmara não poderia pagar empreiteiros sem antes analisar todos os processos das obras. Escusando-se a confirmar se a Câmara tem dívidas para com empreiteiros, Francisco Carvalho diz preferir garantir aos munícipes que obras na capital vão arrancar em breve.

A segunda sessão ordinária da Assembleia Municipal da Praia prossegue com a apreciação do Relatório de Atividades e da Conta de Gerência de 2020, uma vez ultrapassada o impasse com a aprovação destes documentos pela Câmara. O momento será aproveitado pelos sujeitos parlamentares para analisarem a questão das dívidas contraídas para realização das obras municipais.