MPD vai apoiar as candidaturas de Carlos Veiga e Jorge Santos

14 de maio de 2021

Filomena Delgado, Secretária geral do MpD,
A+ A-

MPD apoia   o candidato Jorge Santos,  a  Presidente da Assembleia Nacional. Quanto as eleições Presidenciais marcadas   para outubro próximo, Carlos Veiga   é o candidatodo  Movimento   para Democracia.  
  
A decisão foi divulgada   hoje de manhã   pela  Secretária Geral do MPD, em conferência de imprensa  na Praia.
A Direcçao Nacional do MpD   esteve reunida  durante  os dias  12  e 13 deste mês.

O assunto da reunião era…aprovar as propostas de apoio ao candidato a Presidente da República   e de designação  a candidatos  a Primeiro Ministro e a Presidente  da Assembleia Nacional. 

Conforme  Filomena Delgado, Secretária Geral do MPD,   a Direção Nacional   apoiou   por aclamação dos membros da DN,  o candidato Carlos Veiga.
 
A seguir, o Presidente do MPD apresentou  a proposta de designação de Jorge Santos  como candidato  a Presidente da Assembleia Nacional.

Como   já é de domínio público, o Austelino Correia  pretende  ser Presidente da Assembleia Nacional, e  o PAICV já retirou a confiança política ao  Jorge Santos. 

Questionada     se o cenário atual não poderá fazer cair   a pretensão do MPD, em apoiar Jorge Santos, a resposta de Filomena Delgado não se  fez esperar. "Nos estamos a falar de uma proposta votada na Direção Nacional. Nem todos os membros da Direção Nacional são deputados"

Sobre uma possível cisão  dentro  do  MpD,   a  Secretária Geral   do partido  Ventoinha  responde que, a partida  trata-se de uma questão institucional  e que além do mais   a Direção Nacional não teve outra proposta.

Falando do candidato Carlos Veiga, a Presidência da República,  pelo  seu percurso como 1º Presidente do  MPD,  Primeiro-ministro durante  dois mandatos,  e por tudo o que tem  feito, entende Filomena Delgado   que é um candidato que oferece garantias.

 Quanto ao Jorge Santos,  entende a Secretaria Geral do MpD  que a   Assembleia Nacional   já tem experiência de funcionar em tempos de pandemia, apesar de precisar aperfeiçoar um ou outro aspecto a aposta da Direção Nacional   é  em Jorge Santos como Presidente da Assembleia Nacional. Rematou a Secretária Geral  em resposta as questões dos   jornalistas, em conferencia de imprensa.



Artigos Relacionados