Tabanca de Achada de Santo António encerrou a semana cultural do dia mundial da diversidade cultural

07 de junho de 2021

A+ A-

Após uma semana de celebrações, a Tabanca de Achada de Santo António encerrou a semana cultural alusiva ao dia mundial da diversidade cultural, com uma demonstração na praça Alexandra Albuquerque, no Plateau. A iniciativa da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO reuniu 20 países de várias comunidades presentes em Cabo Verde.

Durante uma semana diferentes culturas estiveram representadas na capital cabo-verdiana quer através de exposições de pintura e fotografia, espetáculos, gastronomia e cinema. No fecho da semana da diversidade cultural no coração do Plateau uma demonstração da Tabanca de Achada de Santo António. Esta arte tradicional muito antiga, um patrimônio cultural que precisa ser cada vez mais valorizada.

A semana da diversidade cultural do diálogo e do desenvolvimento da UNESCO é comemorado anualmente a 21 de maio, mas este ano foi adiado por conta da pandemia da Covid-19. Momento de crise e de mudanças que exige segundo Carla Palavra sensibilização para se saber lidar com a diversidade e promover o seu desenvolvimento sustentável.

Esta iniciativa da comissão nacional de cabo verde para a UNESCO reuniu 20 países de várias comunidades presentes em Cabo Verde na cidade da Praia. A expetativa da organização é melhor e expandir o projeto para outras ilhas.

China, Cuba, Rússia, Brasil, Portugal Guine Bissau e Senegal são alguns países que estiveram a representar as suas culturas nesta semana da diversidade cultural que contou com a parceria da alta autoridade para a emigração, da plataforma das comunidades emigradas, do Palácio da Cultura Ildo Lobo entre outros.



Artigos Relacionados