Arquivo Nacional está de "boa saúde", mas a precisar de melhorias constantes

09 de junho de 2021

A+ A-

A situação do Arquivo Histórico de Cabo Verde foi o mote de uma reflexão, organizada pelo Instituto de Arquivo Nacional de Cabo Verde, para assinalar a Semana Internacional dos arquivos que decorre de 7 a 11 deste mês. Para o presidente da instituição, o nosso arquivo está de "boa saude", entrtetanto necessita de melhorias constantes.

A comemoração da Semana Internacional dos arquivos, trouxe para os holofotes, a reflexão sobre o estado do repositório da memória coletiva nacional. Uma situação que o Presidente do Arquivo Nacional de Cabo Verde considera ser de de boa saúde, mesmo assim, aponta alguns desafios enfrentados.

José Maria Tavares, também destacou ganhos, durante as decadas de existenciia do Arquivo Nacional, subilinhou a ambição de transferir para o arquivo nacional os documentos existentes nas instituições, recuperar os documentos que ajudam a narar a historia nacional que não estão no país e tambám a digitalização dos documentos.

Esta medida vai permitir que pessoas das outras ilhas consutem documentos à distância, invês de deslocarem-se para Santiago.

A Semana Internacional dos arquivos  é comemorada  com encontros de reflexão sobre a gestão arquivista. O evento decorre de forma presencial e transmitida via videoconferência.