São Nicolau Trail: atletas do trail longo perspetivam batalha interessante

25 de junho de 2021

Eliseu Fortes venceu a ultima edição do Cabo Verde TriangleTrail realizada em Santo Antão
A+ A-

É já este sábado que arranca o São Nicolau Trail, primeiro evento integrado no Cabo Verde Trail Series. As provas mais a sério só acontecem no domingo. Para amanhã, está reservada a cerimónia de abertura, às 9h00. Às 10h30 começa o Kids Run, a corrida para as crianças. Uma hora mais tarde está previsto um workshop técnico e encerramento fica para às 13h00.

No domingo há competição  a valer: Trail Longo, de 30 quilómetros, e Trail Curto, de 14, reunindo a nata de fundistas cabo-verdianos. Ambas as provas partem do centro da cidade da Ribeira Brava.

Um dos favoritos a ganhar o Trail Longo é o fundista de Santo Antão, Eliseu Fortes. Está há já alguns dias em São Nicolau e sente-se preparado. Eliseu, que venceu a última edição do Cabo Verde TriangleTrail realizada em Santo Antão, está acostumado com provas de montanha e diz notar muitas semelhanças no percurso de São Nicolau com os trilhos da sua ilha natal.

O atleta natural da Ribeira Grande vai ter a concorrência de nomes como Wilson Cabral, da ilha Santiago, Keny Miranda, do Fogo, ou mesmo de atletas locais, como é o caso, por exemplo, de Mili Brito. O são-nicolauense, de 27 anos, vai  fazer um trail longo pela primeira vez e diz estar ansioso por competir ao lado de atletas tão experientes. Brito" joga em casa", diz conhecer bem o percurso, por isso está confiante numa boa prova.

Do Fogo, chega Keny Miranda, atleta também já bastante experiente nas corridas de fundo e de montanha. O mosteirense quer ficar entre os 5 primeiros. No reconhecimento do percurso Keny Miranda notou alguns pontos exigentes, mas nada que o assuste.

Oiça, a seguir, a reportagem da RCV com as declarações dos atletas: