David Pina, o pequenino que quis (e conseguiu) agigantar-se no boxe

09 de julho de 2021

David de Pina, Campeão Nacional de Boxe na categoria 52 Kgs
A+ A-

7h00 da manhã, Centro de Alto Rendimento, no Estádio Nacional, na cidade da Praia. A RCV foi ter com David Pina, o jovem praticante de boxe que vai estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio.  Numa sala estão quatro pugilistas e dois técnicos (Adilson Varela, selecionador nacional e Bernardino Moniz, treinador de David de Pina). Vê-se três sacos de pancada pendurados, quatro pneus e muita vontade de praticar o boxe. Lá fora, junto a sala, um ringue. David de Pina é o centro das atenções...representa o sonho olímpico. 

Aos 24 anos, o atual campeão nacional em título, na categoria 52 Kgs, está a viver um sonho. Vai estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, uma ambição que há muito acalentava, incutida  pelo  seu treinador, Bernardino Moniz.

David Pina, o "rapazinho de Santa Cruz", está prestes a pisar p maior palco desportivo do mundo.  A notícia da confirmação da sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, veio no dia 18 de junho. A felicidade tirou-lhe o sono por alguns dias.
 
Ainda muito novo, o pugilista já tinha tentado a qualificação  para as olimpíadas de Rio 2016. Voltou a tentar em 2020 para Tóquio 2020. Nesta última tentativa, a boa prestação valeu-lhe agora o wild card do Comité Olímpico Internacional. 

No caminho para Tóquio, o "Team Cabo Verde" foi recebido, na última sexta-feira (2), no Palácio da Presidência da República, David teve a honra de receber a bandeira nacional das mãos do Presidente da República. 

David Pina compete na região desportiva de Santiago Norte, está a 9 anos no boxe. Confessa que foi para a modalidade como forma de ganhar respeito e auto-estima.

Desde que começou a competir em 2012, David de Pina tem colecionado vários títulos, regionais e nacionais.
É o Campeão Nacional em titulo, conquistado na última competição realizada em 2019. Na altura também foi considerado Melhor Atleta Nacional de Boxe.

David é ciente da responsabilidade de representar a bandeira nacional. Já representou Cabo Verde em Angola, Senegal, Camarões e Portugal. Diz fazer seu trabalho com muito orgulho sempre esforça-se o máximo para dignificar a bandeira nacional.

A nível pessoal, David Pina diz que o boxe ajudou e muito na sua formação pessoal, tem tido muita partilha de experiencias, cultivando o espírito de equipa e camaradagem. 

Neste momento está no ultimo ano da licenciatura em Educação Física e Desporto na Universidade de Cabo Verde. Preste a realizar o sonho olímpico, diz que no pós Tóquio irá incentivar desportistas a perseguir o sonho olímpico.

O pugilista David Pina e o selecionador nacional, Adilson Varela, já viajaram para Portugal, onde realizam um estágio, antes da deslocação ao Tóquio. Os Jogos Olímpicos decorre no dia 23 de junho  a 8 de agosto.

Oiça e veja,em baixo, a reportagem com David de Pina:



Artigos Relacionados