É hoje a abertura oficial dos Jogos Olimpicos de Tóquio

23 de julho de 2021

A+ A-

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 arrancam hoje, com a realização da cerimónia de abertura, no Estádio Nacional da capital japonesa. 

A organização promete uma cerimónia “solene”, mais do que um festival, num evento marcado pelo adiamento e pela determinação em mostrar uma “recuperação e reconstrução” face ao terramoto e tsunami de 2011, primeiro, mas, sobretudo, face à pandemia de covid-19.

Por isso, o tema escolhido é “seguir em frente”, a que se junta o lema geral de “unidos pela emoção”, numa resposta à crise sanitária global, que levou a população japonesa a ficar cética em relação aos Jogos. Não haverá publico a assistir ao vivo a cerimónia. 

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio vão estar 33 modalidades diferentes. Serão coroados 339 campeões

Cabo Verde participa com seis atletas de cinco modalidades: Marcia Lopes na ginástica rítmica, David Pina, no boxe, Jordin Andrade, atletismo, Sandrine Billiet, no Judo, e os irmãos Jayla e Troy Pina, na natação. O Comité Olímpico cabo-verdiano ainda não divulgou quem vai ser carregar a bandeira nacional na ceimónia de abertura.  

A cerimónia está marcada para esta manhã, às 10h00 de Cabo Verde, serão 8 da noite em Tóquio.

Hoje é a abertura oficial, mas algumas competições enquadradas nos Jogos Olímpicos já vêm acontecendo desde quarta-feira.
Ontem, no futebol, a seleção do Brasil, atual campeã olímpica, goleou a Alemanha por 4-2, jogo do Grupo D.  Ao intervalo, os brasileiros já venciam por 3-0. Brasil e Alemanha, recorde-se, foram os finalistas do Torneio olímpico de 2016, realizado no Rio de Janeiro.

O Brasil que ontem goleou a Alemanha foi o mesmo que, a menos de dois meses, enfrentou a seleção principal de Cabo Verde. Os tubarões Azuis venceram por 2-1. Esse jogo particular, realizado na Sérvia, servia precisamente de preparação para os Jogos Olímpicos.

Outros resultados de ontem: ainda a contar  para o Grupo D, destaque para a vitória da Costa do Marfim, 2-1, sobre Arábia Saudita.
No Grupo A, México goleou aFrança por 4-1. Japão 1 África do Sul 0.
No Grupo B, Nova Zelandia 1 Coreia do Sul 0. Honduras 0 – Roménia 1.
Finalmente, no grupo C, Egito e Espanha empataram a zero. Já a Asutrália surpreendeu a Argentina. 2-0 para os australianos.



Artigos Relacionados