Andebol: Gualther de Pina feliz com Obradovic na seleção nacional

01 de outubro de 2021

Gualther de Pina marcou o primeiro golo de sempre da seleção nacional num Mundial
A+ A-

O andebolista internacional cabo-verdiano, Gualther de Pina, diz ter ficado “muito feliz” com a escolha do treinador sérvio Ljubomir Obradovic para orientar a seleção nacional no CAN de andebol sénior masculino, previsto para janeiro de 2022.

Gualther é treinado por Obradovic no Artística Avanca de Portugal e isso torna tudo ainda mais interessante, conforme explicou em declarações à Rádio de Cabo Verde.

“Quando soube que ele iria treinar o Avanca, fiquei logo animado e penseis: ‘esta vai ser uma época de muitas surpresas’. Ele é um grande treinador. Agora que a Federação o apresentou como novo selecionador de Cabo Verde fiquei ainda mais feliz. Sempre dizia aos meus colegas que precisávamos de um treinador experiente, com pulso e que sabe o que quer. Então, Obradovic é aquele perfil que precisávamos na seleção.”

Gualther conhece bem Obradovic. Por isso, pedimos-lhe para indicar quais são as principais características do treinador sérvio.

“Primeira característica que eu aponto, e que todo o mundo diz, é que ele gosta de velocidade, temos de estar sempre a correr. O ponto mais forte dele é a defesa, aposta na defesa e no contrataque.”

O jogador, natural do concelho de São Domingos, ilha de Santiago, está a cumprir a terceira temporada no Artística Avanca, clube da primeira liga portuguesa de andebol. A nova época começou bem, diz.

“A nova época está a decorrer bem, com Obradovic não temos problemas. É um treinador que deixa os jogadores à-vontade, contanto que cada um cumpra o que tem de fazer. Estamos felizes, já fizemos nosso primeiro jogo e ganhámos. Nosso objetivo é estar entre os melhores seis do campeonato.”

Gualther integrou o plantel da seleção nacional de andebol que, em 2020, se estreou no CAN e, já este ano, no Mundial do Egipto. O central, de 26 anos, promete dar tudo para, desta vez, alcançar o pódio.

“Queremos ir representar Cabo Verde de novo com muita ambição, dando ainda mais que aquilo que demos antes. Queremos ir com tudo e conseguir um lugar no pódio. Sabemos que não vai ser fácil mas, como o novo selecionador, com o grupo que temos, vamos formar uma boa equipa para alcançar o objetivo que almejamos.”

O Campeonato Africano de Andebol 2022 começa em meados de janeiro, em Marrocos.

Em 2020, recorde-se, a seleção nacional estreou-se na competição e ficou em quinto lugar, qualificando-se, deste modo, para o Mundial. Gualter ficou na história desse Campeonato do Mundo ao marcar o primeiro golo de Cabo Verde na competição. Foi frente à Hungria. A seleção nacional perdeu por 34-27. Acabaria por ser o único jogo de Cabo Verde nessa competição. Viria a desistir por causa de casos de covid-19.

Benvindo Neves



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Artigos Relacionados