Claudino Borges lança livro no domínio do património histórico-cultural

06 de outubro de 2021

Claudino Borges
A+ A-

O livro "Materialidade e Imaterialidade na Construção do Valor Patrimonial dos Centros Históricos de Cabo Verde" da autoria do professor Claudino Borges já está nas bancas. A obra bibliográfica que é uma tese de doutoramento, foi apresentada esta terça-feira na Praia e deixa pistas para novas investigações e valorização do patrimonio histórico - cultural de Cabo Verde.

O livro traz um novo olhar sobre valorização do patrimonio histórico cultural caboverdiano. O autor da obra Claudino Mendes diz que pretende mudar o paradigma sobre a valorizaçao patrimonial caboverdiano.

Claudino Borges discorre sobre vários patrimonios históricos de Cabo Verde, mas centra a sua abordagem na Ribeira Grande Santiago e em São Filipe, no Fogo e porque o valor cultural material e imaterial não se desassociam. Também fala das festas de romaria, dos habitos e costumes e a correlação entre as duas dimensões.

Pela pertinencia do assunto em causa Claudino Borges é desafiado pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco
Carvalho que entende ser este livro uma pista para novas investigações que abarquem os patriminonios culturais de Cabo Verde.

Desafio aceite pelo autor que assegura estar em curso novos projectos no dominio literário. "Os
Tesouros vivos locais" está para breve assim como um romance.

Claudino Borges é licenciado em história, mestre em Gestão e valorização do Patrimonio Historico-cultural e doutorado em em História da Arte.



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Artigos Relacionados