Autarquia do Sal socializa Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável

13 de outubro de 2021

A+ A-

A Câmara Municipal do Sal apresentou ontem o Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável da ilha, com vista a recolher subsídios e enriquecer o documento para fazer face aos desafios do desenvolvimento local. O grande desafio que este plano enfrenta na sua execução é o da mobilização da sociedade para tornar o Sal uma ilha competitiva.

O encontro de apresentação e socialização do documento foi dirigido às autoridades locais, parceiros e forças vivas da ilha, contando que esse contributo possa enriquecer o documento por forma a responder com “maior eficiência, eficácia e qualidade” aos desafios de desenvolvimento da ilha.

Trata-se do principal instrumento de planeamento de natureza estratégica, assumido no contexto da viabilização dos ODS, que defina a visão do município na projecção da sua orientação e equaciona, nos desafios identificados e nas potencialidades reconhecidas, as soluções compatíveis com as perspectivas do seu desenvolvimento.

De acordo o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, durante a socialização do documento, o grande desafio que o PEMDS enfrenta na sua execução é o da mobilização da sociedade para tornar o Sal numa ilha competitiva.

Segundo o autarca, para vencer este e outros desafios, o PEMDS apresenta uma visão que, na complementaridade com a estratégia e na convergência comum com os ODS, impõe uma governança transparente.

O Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Sal foi elaborado com financiamento da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, com a coordenação metodológica do Programa Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objectivos 2030 em Cabo Verde e o Ministério das Finanças.



Artigos Relacionados