Voleibol: incertezas pairam sobre retoma das competições em Santiago Sul

20 de outubro de 2021

A+ A-

Ainda não há data definida para a retoma do voleibol em Santiago Sul, entretanto a intenção é iniciar o campeonato ainda este ano. A vontade é do Presidente da associação regional da modalidade. João Ramos diz que a retoma será feita com o voley de praia.

"Temos estado sempre em contacto com a Federação e também com o Instituto do Desporto e da Juventude para vernos qual o melhor momento e quais são as condições. Acho que muito em breve retomaremos, e o arranque será com o beach volley que é mais simples. Queremos que seja ainda este ano, a perspectiva era para ser em outubro, mas já estamos em cima da hora." 

Em declarações à RCV, aquele dirigente apontou questões financeiras e falta de espaços para realização dos jogos como principais impedimentos para o recomeço do campeonato.

"Posso dar o exemplo do Seven Stars que treinava no pavilhão do Liceu de Palmerejo. Eles não tiveram disponibilidade de campo, os clubes estão a pagar para usar espaços publicos para treinos. Então, pusemos esta preocupação à Federação que está a ver esta questão com o IDJ. Se, pelo menos, houver ajuda no sentido de poderem realizar treinos em espaços públicos, acho que conseguiremos retomar em breve."

Os clubes já estão praticamente dois anos sem competição, e enfrentam problemas a nível financeiro, assim como falta de espaços para treinos. João Ramos diz estar ciente dessas dificuldades e já encaminhou essas preocupações à Federação Cabo-verdiana de Voleibol para que sejam resolvidas, de modo a que o campeonato arranque “o mais rapidamente possível”.

A RCV conversou, igualmente, com Carlos Ramos “Nelo”. O treinador do Interclube da Praia, tricampeão de voleibol em Santiago Sul, lamenta a situação por que passa os clubes atualmente. O experiente treinador considera que neste momento não há condições financeiras nem logísticas para os clubes iniciarem o campeonato.

"A situação está muito complicada e não temos como começar, não temos onde ir buscar recursos e é com muita pena que corremos risco de não retomar. Os clubes estão sem verba para o arranque dos campeonatos, a modalidade já não está com a força que teve em outros anos, está mesmo complicado", lamentou.

O volley de praia foi uma das modalidades presentes no Gamboa Games 2021, realizado em Agosto último, pela Câmara Municipal da Praia. Aliás, até agora, essa foi a única competição de voleibol realizada em Santiago Sul nesses dois anos de paralisação.

 

Delvis Cardoso (estagiário)

Editado por Benvindo Neves



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios