Associação Varandinha leva 18 jovens de Povoação Velha, a participar na campanha de proteção das tartarugas mar

21 de outubro de 2021

A+ A-

A Associação Varandinha de Povoação Velha, na ilha da Boa Vista, é uma das duas associações comunitárias, que trabalham na conservação e proteção das tartarugas marinhas na ilha. 18 jovens desta localidade estão envolvidos na campanha. A associação quer, através do trabalho de monitorização das praias, ajudar as famílias de Povoação Velha.

Na localidade de Povoação Velha encontramos a associação Varandinha, que desde 2010 patrulha as praias de Varandinha e Curralinho hoje conhecida por Santa Mónica. Uma forma de envolver as comunidades no trabalho de conservação.

Neste projeto, Varandinha conta com a parceria da Associação 11 Estrelas de Bofareira. 

A monitoração das praias é feita por 18 jovens de Povoação Velha: 6 mulheres e 12 homens. A Associação Varandinha conseguiu persuadir os homens que capturavam tartarugas nas praias, e iniciou o trabalho de patrulhamento com estes cidadãos. Cruz sublinha que, hoje em dia, exercem a função com profissionalismo. Os casos de apanha têm diminuído, a cada ano.

O presidente da Associação Varandinha destaca a participação massiva das gentes de Povoação Velha no trabalho de proteção e conservação das tartarugas marinhas. A ideia é no futuro, através deste trabalho, conseguir algum valor monetário para desenvolver Povoação Velha.



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios