Abraão Vicente quer mais investimentos para a Cultura, para atingir, pelo menos, 1% do Orçamento de Estado

21 de outubro de 2021

A+ A-

O Ministro da Cultura das Indústrias Criativas quer mais investimentos para a Cultura, para atingir pelo menos 1% do Orçamento do Estado. Abraão Vicente falava na abertura de um colóquio internacional das redes de cátedras da UNESCO, desafiando a academia e os investigadores a darem maior contributo na formatação da cultura para um desenvolvimento sustentável.

Ao abrir o simpósio internacional da rede de cátedras da UNESCO, Abraão Vicente lebantou uma serie de questionamentos sobre o papel da academia e dos investigadores na formatação da cultura para um desenvolvimento sustentável. O Ministro da Cultura das Indústrias Criativas pos o dedo na ferida sobre a eterna questão do financiamento da cultura, reivindicando mais investimentos para o setor, para atingir pelo menos 1% do Orçamento Estado, já que a cultura não pode continuar a ser o eterno parente pobre na equação do desenvolvimento.

Abraão Vicente desafia os investigadores nacionais a concorrem a cargos em instancias internacionais, como a UNESCO, frisando que esta instituiçao pode ser uma mais valia na afirmação alem-fronteiras dos quadros nacionais, vincando ser preemente o investimento nos Recursos Humanos no país, para aumentar o know how interno, para tirar maior proveito das oportunidades e por termo a certo ciclo vicioso nos financiamentos internacionais.



Artigos Relacionados