Cabo Verde tem mecanismos que permitem uma alimentação nutricional adequada à população, garante o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde

21 de outubro de 2021

A+ A-

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, garantiu esta quinta-feira, que Cabo Verde tem criado mecanismos que permitem uma alimentação nutricional adequada à população. Evandro Monteiro falava à margem do seminário sobre «Alimentação e segurança nutricional promovido pelo INSP, Instituto Nacional de Saúde Pública, na Praia, no ambito da celebração do Dia Mundial da Alimentação.

Dados do IDNT (Inquérito Doenças Não Transmissíveis) de 2020 indicam que cerca de 1/3 da população caboverdiana é hipertensa e 3 em cada 10 tem 3 ou mais factores de risco para doenças cardiovasculares. Para achamar a atenção doa população, dos profisisonais e decisores sobre a necessidade de se combater os riscos associados a uma má alimentação o INSP promove o seminario alimentação e segurança nutricional. Uma tarefa que exige um forte investimento na educação.

A mudança na estrutura do consumo alimentar representa segundo o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde um dos grandes desafios da nutrição com o governo a trabalhar para atingir esse desederato.



Artigos Relacionados