Museu Etnográfico da Praia reabre com exposição de cimboa

22 de outubro de 2021

A+ A-

A Cimboa deve estar em grandes palcos com a mesma potência sonora e destaque que outros instrumentos musicais. O sublinhado é do exímio construtor e tocador Pascoal Fernandes que vai mostrar todo o ciclo de confeção da cimboa e como se toca o instrumento, hoje à tarde numa exposição no Museu Etnográfico da Praia.

“Cimboa: resistindo o tempo e driblando o esquecimento” assim se intitula a exposição que reabre as portas do Museu Etnográfico da Praia e que se enquadra, nas comemorações do Dia Nacional da Cultura.

A amostra visa dinamizar esse instrumento que outrora esteve em desuso para o resgate do mesmo, Pascoal Fernandes garante que a modernização e amplificação da cimboa é o caminho a seguir.

Levar a cimboa para os grandes palcos e eleva-la ao patamar dos demais instrumentos musicais pode despertar o interesse dos jovens em relação a mesma afirma Pascoal Fernandes, que ainda assegura que qualquer género musical pode ser executado através da mesma.

Matéria-prima e ferramentas tradicionais de fabrico da cimboa devem constar da montra que, igualmente vai ter um momento de tocatina … a abertura da exposição vai ser presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

 

RTC Online, com RCV (Nany Vaz)

Disponibilizado Online por: Marcos Fonseca



Artigos Relacionados