Gil Mendes: o "Pikinoti" que já é gigante no trail longo

25 de outubro de 2021

Gil Mendes, vencedor do trail longo da Santiago Ultra Trail
A+ A-

O jovem Gil Mendes, de Santa Catarina de Santiago, voltou a dominar no trail longo, de 33 km e, sem surpresas, venceu a prova deste domingo integrada no Santiago Ultra Trail.

Gil Mendes, conhecido por Pikinoti, voltou a estar em grande. Ele já tinha ganho a mesma prova em São Nicolau Trail e, também, no Maio Ocean Trail. Agora, na sua ilha natal, as coisas para ele até foram mais simples, conforme ele declarou à Rádio de Cabo Verde.

“Esta foi mais fácil porque nas duas provas anteriores, meus adversários deram mais luta, cansaram-me muito, fiquei com os músculos mesmo doloridos. Já, desta vez, não tive tanta pressão.”

Devido à sua baixa estatura, Gil Mendes, de 26 anos, é conhecido por “Pikinoti, mas é gigante nas provas de Trail Longo.

Completaram o Pódio Walter Araújo de São Nicolau (segundo lugar) e Walter Barros, da Brava (terceiro posto).

O sanicolauense disse teve de dar muito de si para ficar no pódio

“Já tinha feito a mesma prova em São Nicolau. Esta foi a segunda vez. Eu é que sou treinador da minha pessoa, enfrento mutas dificuldades para chegar em condições a uma corrida”, disse

Já, o bravense que completou o pódio, também pôs tónica nas muitas dificuldades que foi encontrando pelo caminho. “Tivemos alguns problemas com a sinalização, foi duro. Mas, estou feliz e dedico esta medalha à minha ilha Brava.”

Em feminino, novamente Edena!

No trail longo feminino, sem surpresas a vencedora foi Edena Lima, de Santo Antão. Mesmo considerando que a prova foi dura, disse que “não teve muitas dificuldades para completar o percurso”.

Em segundo lugar ficou Ana Furtado, de Assomada. Para a atleta, correr em casa era uma motivação a mais para vencer, daí ter ficado “muito satisfeita” com o segundo lugar.

Filomena Vieira, de São Lourenço dos Órgãos, foi a terceira classificada. A atleta, veterana nessas andanças, não escondeu a emoção após conseguir mais esta conquista e foi no meio de lágrimas que expressou a sua satisfação à reportagem da Rádio de Cabo Verde

António Cardoso rei no Curto

No trail curto, António Cardoso, também de Assomada, e Itelvina Reis, de Santo Antão, foram os vencedores

Num percurso de 13 Km, Cardoso bateu a concorrência ao cortar a meta em primeiro lugar com o tempo de 1h e 30min.

Os atletas Gilson Tavares, segundo classificado, e Keven Neves, terceiro, completaram o pódio.

Em femininos, o primeiro lugar foi para a atleta da ilha de S. Antão Etelvina Reis, que conclui a prova em 1h e 45min.

A atleta, natural da Ribeira das Patas, já tinha vencido as etapas de São Nicolau e Maio, considera que esta vitória “é o resultado de muito treino”.

Em femininos, ainda subiram ao pódio Jessara Xavier, de Assomada, em segundo lugar, e Adalgisa Varela, terceiro.

Além das três provas de trail, o evento deste domingo contou ainda com uma caminhada, tendo registado um participação massiva de pessoas oriundas dos vários concelhos de Santiago, sobretudo da Praia. O Santiago Ultra Trail tinha começado no sábado com o kid’s Run, que delirou a criançada no Estádio Nacional.

A organização ficou satisfeita com a forma como tudo decorreu e agora volta as baterias para o Santo Antão Triangle Trail, a acontecer em Dezembro.

 

Benvindo Neves e Delvis Cardoso (estagiário)



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios