UCID defende aumento do salário mínimo

26 de outubro de 2021

A+ A-

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática, defende o aumento do salário mínimo face ao aumento do preço de alguns bens de primeira necessidade.

A reivindicação vai ser feita na Assembleia Nacional, no debate com o 1º Ministro, que este mês versa o “Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde”, tema apresentado pelo Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia, MpD. 

A UCID não avança um valor. A deputada Zilda Oliveira entende que o aumento do salário mínimo deverá ser aquele que as capacidades do país permitirem.

Ainda sobre o tema, a UCID abordará as consequências das alterações climáticas, com realce para as secas prolongadas e o aumento do nível do mar, e analisará a habitação condigna e os critérios de atribuição das moradias “Casa Para Todos.

 

Justiça

 

Alegando que há mais de quinze anos que vem defendendo a reforma da justiça, a UCID vai propor a revisão da composição e do funcionamento do Conselho Superior de Magistratura Judicial.

Com isso, os democratas cristãos pretendem uma maior representatividade da sociedade civil, que a inspeção judicial seja feita por um mínimo de oito inspetores e não dois como vem acontecendo; que a informatização do sistema da justiça seja concluída e que haja critérios claros na tramitação de processos da mesma natureza e valor, evitando-se a morosidade processual e garantindo a transparência.

Confrontada com o facto das propostas serem as mesmas de uma Petição Pública apresentada, ontem, à imprensa, e que deverá ser entregue, esta semana, à Assembleia Nacional, Zilda Oliveira diz que há alguma convergência de ideias que sistematicamente foram defendidas pelo seu colega deputado Amadeu Oliveira, pelo que irão defender o agendamento dessa petição.

Durante a sessão parlamentar, que começa amanhã, será debatida ainda a manutenção do regime de layoff devido a pandemia da Covid-19, necessidade aprovada pela UCID.

 

 

RTC Online, com RCV

Disponibilizado por Marcos Fonseca

 



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Artigos Relacionados