HAN promove actividades de conscientização contra o cancro de mama e as formas de prevenção

26 de outubro de 2021

A+ A-

O Hospital Agostinho Neto na Praia tem, neste momento, 66 pacientes com cancro de mama em tratamento de quimioterapia. São mulheres das ilhas de Santiago, Fogo e São Vicente, com idades compreendidas entre os 40 e 50 anos.

Os dados são avançados pela Diretora do Serviço de Oncologia, durante um rastreio de cancro de mama e de útero aos profissionais de saúde esta terça-feira, no âmbito das actividades para assinalar o Outubro Rosa.

Em Cabo Verde, o cancro de mama é o mais frequente e está em primeiro lugar em termos de incidência, seguindo-se o cancro de colo de útero.

A problemática, segundo Hirondina Spencer, afecta, sobretudo a população jovem das ilhas do Fogo, Santiago e São Vicente, isto de acordo com os registos de doentes atendidos nos hospitais.

As conclusões são que é necessário persistir e reforçar, cada vez mais, a sensibilização neste mês da prevenção do cancro de mama. Fazem, ainda, parte das actividades de sensibilização, palestras, rodas de conversa e demonstrações práticas da realização de autoexame.

Disponibilizado online | RTC Multimédia