Basquetebol: Trovoada divulga convocados para 1ª fase de qualificação Mundial 2023

18 de novembro de 2021

A+ A-

A seleção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina viaja esta quinta-feira para Angola. É lá que acontece a primeira janela da fase de qualificação para o Mundial 2023.

Cabo Verde vai jogar com Nigéria, Uganda e Mali nos dias 26, 27 e 28 deste mês, na Cidade de Benguela. Mas, o combinado nacional parte uns dias antes para fazer um estágio em Luanda.

O selecionador, Emanuel Trovoada, já divulgou a lista dos convocados. Edy Tavares, já se sabia há muito, é um dos grandes ausentes por estar a disputar neste momento a Euroliga.

Eis a lista completa avançada por Mané Trovoada, em conferência de imprensa:

Bases, posição 1 e 2:

Hugo Correia e Silva

Jeff Xavier

Shane da Rosa

Extremos

Anderson Gomes

Ivan Almeida

Joel Almeida

Fidel Mendonça (cap)

Luís Teixeira “Jason”

Postes

Keven Gomes

Keneti “Michel” Gomes

Aiton Marques

Amarilson Lopes

Além destes 12, há mais cinco jogadores que deveriam estar na lista, mas que motivos vários não vão poder juntar-se agora à seleção, conforme explicou o selecionador.

“É o caso de Sékou Ba, que está lesionado, mas também há três jovens que iríamos lançar agora - Flávio Fonseca, Giany Spencer, o Hugo Pereira. Estão neste momento no processo de inscrição na FIBA. Quanto ao Victor, devido às ligações de voo chegaria à competição já muito tarde, no dia 25, e teria de se apresentar no dia 2 na Argentina para a competição da liga sul-americana, que é muito importante para ele”

O combinado cabo-verdiano vai ter uma semana em Angola para preparar a estreia na campanha de qualificação para o Mundial. Já estão marcados alguns jogos-treino com equipas de Luanda, a saber: Petro, Primeiro de Agosto e Inter.

Há também a possibilidade de haver um jogo treino com a própria seleção angolana, perspetivou o selecionador.

Cabo Verde integra o grupo A de qualificação Africana para o Campeonato do Mundo de Basquetebol 2023. O primeiro jogo é no dia 26 com a Nigéria. No dia seguinte, a turma nacional enfrenta o Uganda e fecha esta janela a 28, medindo forças com o Mali. Todos estes três jogos acontecem na cidade de Benguela.

As partidas da segunda mão estão agendadas para junho do próximo ano.  

 

Benvindo Neves



Artigos Relacionados