Qualif. Mundial 2023: Cabo Verde bate Nigéria (79-71) no jogo inaugural do grupo A

26 de novembro de 2021

A+ A-

A Seleção Nacional de Basquetebol sénior masculina derrotou na manhã de hoje a Nigéria por 79 - 71, no arranque da primeira fase de qualificação para o Mundial 2023.

Numa partida marcada pelo equilíbrio, os homens comandados por Emanuel Trovoada perderam o primeiro quarto (18-20), mas, no segundo Cabo Verde acabou por vencer por 1 ponto (16-15), ainda assim insuficiente para evitar a vantagem dos nigerianos ao intervalo, 35-34.

A Nigéria voltou a ganhar  o terceiro quarto, cavando para o derradeiro periodo uma vantagem de quatro pontos, 55-51. Foi então que a equipa nacional partiu para uma recuperação espetacular. Os rapazes crioulos anotaram 28 pontos contra apenas 16 do adversário, fixando o placar final em 79-71.

Para este resultado, muito contribuiu o extremo Ivan Almeida, mais valioso do jogo, que anotou 13 pontos, ganhou 7 ressaltos e fez duas assistências. Grande atuação, igualmente, de Anderson Correia, o melhor pontuador da turma cabo-verdiana com 15 pontos. Joel Almeida (14) e Jeff Xaviar (14)  estiveram também em grande.

O próximo jogo de Cabo Verde é já este sábado, frente ao Uganda. No domingo, a seleção nacional fecha esta primeira janela medindo forças com Mali. Os jogos decorrem na cidade de benguela, em Angola.

Benvindo Neves

Confira as estatísticas do jogo (fonte: FIBA)

 



Artigos Relacionados