Plataforma das Organizações da Sociedade Civil prepara um fórum para refletir novos modelos de associativo

03 de janeiro de 2022

A+ A-

A Plataforma das Organizações da Sociedade Civil está a prepara um fórum para refletir sobre o modelo associativo mais adequado no âmbito do programa de resiliência e recuperação do país pós-pandemia.

Jacinto Santos assume que as Organizações da Sociedade e vivem os momentos mais críticos dos últimos anos da sua existência e reconhece que a pandemia da Covid-19 tem tido um efeito devastador em todos os sectores da atividade económica, mas sobremeira, na ação das organizações da sociedade civil.

O modelo está esgotado e é preciso reinventar as formas de financiamento para atingir o maior número de pessoas em dificuldade. Afinal e é convicção de Jacinto Santos que o pós-crise implica uma mudança de paradigma para redesenhar um modelo associativo menos dependente do Estado a nível do financiamento.

E aqui, Jacinto Santos alerta que o desenvolvimento de políticas sociais, sobretudo em matéria de inclusão, devem ir para lá das respostas públicas institucionais clássicas. 

A mudança de paradigma que a Plataforma pretende operar passa também pela regulamentação da lei de bases da economia social aprovada em 2016.

Jacinto Santos admite que o fórum de reflexão das organizações da sociedade civil vai ter lugar no decurso de fevereiro próximo sem precisar uma data exata.



Artigos Relacionados