Preços dos produtos importados mantém tendência crescente

24 de janeiro de 2022

A+ A-

Os preços dos produtos importados aumentaram 0,8 por cento, em Dezembro de 2021, valor inferior em 2,1 pontos percentuais face ao registado no mês anterior, enquanto os da exportação se mantém em baixa.

De acordo com o Índice do Comércio Externo referente a Dezembro de 2021, divulgado hoje (24) pelo Instituto Nacional de Estatística, o Índice de Preços da Importação situou-se em 103,1 tendo registado um acréscimo de 0,8% relativamente ao mês anterior, com o índice subjacente a registar acréscimo de 1,4% e o volátil um decréscimo 0,6%, face ao registado no mês anterior.

Já as diminuições ocorreram nas categorias de bens intermédios, explicada essencialmente com a descida dos preços de produtos alimentares primários, que foi, entretanto, insuficiente para contrariar a tendência de subida dos preços.

Em relação à exportação, o INE indica que no mês de Dezembro de 2021, o índice de preços nas exportações situou-se em 100,5 correspondendo a um decréscimo de 0,2% face ao mês anterior.

Em Dezembro de 2021, o índice subjacente na exportação registou decréscimo de 0,6% e o volátil cresceu 0,8%, face ao registado no mês anterior.

 

RTC Online, com TCV

Artigos Relacionados