Cabo Verde pretende investir 2% do PIB na Ciência, até 2030

23 de março de 2022

A+ A-

Cabo Verde pretende, até 2030, investir dois por cento do  Produto Interno Bruto na ciência, conforme anunciou hoje (23) o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finança.

Falando numa conferência sobre a Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, esta manhã, na Capital, Olavo Correia, lembrou que o País já havia assumido, perante o Fórum das Nações Unidos, em 2021, o compromisso de adotar uma politica de investigação cientifica que promova uma sociedade de conhecimentos.

O governante alertou também para a necessidade de se colocar a ciência na agenda pública, tendo em vista a garantia do comprometimento do investimento na investigação.

Mas a Ciência, alerta o professor Jorge Brito, vai para além da investigação, sendo o incentivo uma componente a não descurar.

Num mundo em que a competitividade é uma necessidade, financiar a Ciência é também financiar a economia, lembra Brito, para quem a inovação exige o espirito cientifico.

Esta conferência sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde está inserida nas atividades do Programa Nacional das Ciência.

 

RTC Online, com RCV

Artigos Relacionados

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios