18 de abril de 2022
Mais saúde, cultura e desporto, são algumas medidas que o Governo pretende tomar para melhorar as condições dos reclusos nas cadeias do País. A informação foi avançada pela Ministra da Justiça, para quem, de há dez anos esta parte o Arquipélago tem registado avanços substanciais nos condições de habitabilidade nas prisões.
Segundo Joana Rosa estes ganhos constarão, seguramente, do próximo Relatório do Departamento de Estado Norte-Americano. Já quanto aos desafios ainda existentes, conforme a governante, serão debelados de modo programado.
A sobrelotação das cadeias mantem-se no leque de desafios, Ministra avança que o problema ficará resolvido com melhorias físicas em curso nas principais cadeias e a aplicação de penas alternativas.
A atualização do Plano de Reinserção Social prevê a formação dos agentes prisionais, mais cultura, mais desporto e medidas ligadas à saúde, em particular na Cadeia de São Martinho, na cidade da Praia, adianta a governante.
Joana Rosa não descarta que exista abusos por e parte dos agentes prisionais, como atos de agressão praticados, também, por reclusos e avança que não vai tolerar.
Para já a governante diz preferir apostar na informatização, dos serviços prisionais no acompanhamento psicológico e na formação dos agentes. Medidas cujos resultados espera refletidos no próximo relatório sobre os direitos humanos.
RTC Online, com RCV
Programação