Hoje é Dia Mundial de Luta contra o Paludismo

25 de abril de 2022

A+ A-

Este ano, o Dia Mundial de Luta contra o Paludismo é assinalado com o tema “Reduzir o fardo do Paludismo e salvar vidas”. A ideia é incutir, ao mais alto nível, que os investimentos para acabar com o paludismo salvam vidas e são um caminho para melhorar o crescimento económico e se preparar para futuras ameaças à saúde, para alcançar o mundo seguro.

De acordo com fonte do Ministério da Saúde, o Paludismo é uma doença curável e com um grande potencial preventivo. No entanto, apesar dos progressos significativos, este continua a ser um fardo para muitos países.

Cabo Verde, acrescenta o comunicado, tem conseguido avanços importantes em matéria de luta contra o paludismo estando numa fase avançada rumo ao processo de eliminação, que atende os objetivos traçados pela Política Nacional de Saúde.

O Ministério reconhece que essa fase tem exigido do Governo e da população esforços importantes na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença. Há 4 anos que o país não tem registado nenhum caso autóctone de paludismo.

Para assinalar data, o Ministério da Saúde realiza o Ato Central do Dia Mundial do Paludismo e o Lançamento da Campanha “Zero Paludismo Começa Comigo”

 

Artigos Relacionados

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios