Temas da Música

Viagem ao Mundo do Trabalho: "Antigas Frentes de Alta Intensidade de Mão de Obra - FAIMO"

26 de janeiro de 2021

A+ A-

Etiquetas em: Cultura

A proposta desta semana vai ao encontro das antigas Frentes de Alta Intensidade de Mão-de-obra, as outrora denominadas FAIMO.

As FAIMO marcaram a vida de homens e mulheres rurais em Cabo Verde durante muitos anos. O programa foi adotado logo após a Independência Nacional, em 1975, e visava, essencialmente, criar postos de trabalho às populações rurais afetadas pelas secas periódicas em Cabo Verde.

As frentes destinavam-se, por isso, a pessoas pobres em idade produtiva e até idosos, nas áreas rurais. Os trabalhos incidiam sobre muitos sectores: construção de estradas, reparação de caminhos vicinais, construção de diques, socalcos e outros mecanismos de combate à erosão, enfim. Cada frente era dirigida por um capataz.

As FAIMO deixaram marcas em muitas famílias rurais em praticamente todas as ilhas. Viajando pelo cancioneiro cabo-verdiano é possível encontrar um punhado de canções que nos ajudam a compreender a forma como essas frentes de alta intensidade de mão-de-obra moldaram o pensamento dos homens e das mulheres que delas dependiam.